Ouça a Rádio + Legal do Litoral

Rádio em Caraguá - Antena 8FM

Rádio em Caraguá - Antena 8FM

PRAIAS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO.

As praias do litoral norte paulista se espalham em torno de pitorescas vilas de pescadores ou pequenas cidades. Ao norte de Guarujá, o primeiro município é Bertioga, onde um antigo forte ainda guarda a memória de Hans Staden, aventureiro alemão sequestrado pelos tupinambás em meados do século XVI e que, ao escapar de ser devorado pelos índios canibais, escreveu suas memórias e fez uma série de desenhos considerados as primeiras imagens existentes sobre o Brasil.

O próximo município é São Sebastião: separado de Bertioga por dezenas de praias de mar bem azul. Fundada em fins do século XVI, a região abrigou engenhos de cana-de-açúcar e fazendas de café. Hoje, sua economia está em grande parte baseada no turismo, nas indústrias de transformação do pescado e, como segundo maior porto do Estado, também nas atividades portuárias. Cidade histórica, o centro de São Sebastião tem muitas edificações antigas, resquícios do período colonial. O município além de manter a Mata Atlântica preservada, abriga 78 km de paisagens e águas exuberantes, é a cidade que tem as praias mais lindas do litoral norte, como Enseada, Cigarras, Guaecá, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Paúba, Maresias, Boissucanga, Camburi, Barra do Sahy e Juquehy, entre tantas outras. Mais uma estância balneária do estado de São Paulo, o município de São Sebastião possui várias ilhas e cerca de 36 praias registradas.

Algumas delas são bem conhecidas e frequentadas durante os fins de semana prolongados e feriadões, como a praia de Maresias, por exemplo.

Além de ser ótima para os surfistas, a vida noturna da praia é bem agitada graças aos bares e boates.

É no litoral norte que fica Ilhabela, a maior ilha marítima brasileira e a principal deste arquipélago (Ilha de São Sebastião), com quase 350 mil m² de extensão. Ilhabela possui 60 praias, normalmente, bem tranquilas e de águas mais claras, como, por exemplo, as praias de Feiticeira e Pedra Miúda. Tem-se tornado cada vez mais conhecida como capital das velas e o paraíso dos esportes náuticos. São 150 km de costões e praias, algumas ainda selvagens, de acesso possível apenas de barco. Quatrocentas cachoeiras cortam a vegetação formada por grande variedade de árvores e plantas do Parque Estadual de Ilhabela, e o mar atrai quem gosta de velejar, andar de iate, praticar surf e pesca submarina ou nadar. Mais ao norte, e antes da fronteira com o Estado do Rio de Janeiro, Caraguatatuba e Ubatuba conservam o cenário exuberante. Nelas, a beleza de dezenas e dezenas de praias e do mar contrasta com o perfil das montanhas recobertas pelo verde da Mata Atlântica. Os primeiros habitantes de Ubatuba foram os índios tamoios. A cidade é coroada de feitos históricos como a Confederação dos Tamoios, revolta indígena contra os portugueses.

Caraguatatuba, conhecida como Caraguá, é a porta de entrada do litoral norte paulista. A cidade promove diversos eventos e festivais gastronômicos ao longo do ano. Era conhecida pelos índios tupis como “a enseada dos altos e baixos”. A cidade, em sua formação geográfica, apresenta uma enseada com muitos recifes e pequenas ondulações de areia. Dessas formações rochosas nasceu a pedra do Jacaré, na Prainha, e ainda a pedra do Sapo. A beleza de Caraguatatuba é ainda maior pela passagem do rio das Pedras, com suas várias quedas d’água.

Outra região imperdível é a de Ubatuba, local privilegiado, vizinha a Costa Verde do Estado do Rio, com belíssimas praias de areais brancas e litoral recortado, com muitas áreas de Mata Atlântica preservada.  Fundada em 28 de outubro de 1637, seu nome originou-se de duas palavras indígenas “Uba” e “Tuba“, que significam muitas canoas. Foi nas areias das praias de Ubatuba que padre Anchieta escreveu seu poema à virgem Maria com mais de quatro mil versos. Ubatuba, além de sua rica história, tem em suas belas praias um cenário ideal para suas férias. É chamada também de capital do surf e tem vários tipos de praias, boa parte delas acessível apenas por trilhas. Domingas Dias e Picinguaba são duas das praias do lugar.

Bertioga possui, 33,1 km de lindas praias, importantes bacias hidrográficas e grande área tombada de preservação ambiental. Possui ainda, excelente estrutura para o turista. A cidade promove diversos eventos culturais e educacionais.

 

Jânio Pires
Jornalista
MTB Nº 64.014/SP