Os agentes passam de casa em casa devidamente identificados por crachás, uniformes oficiais, presença de supervisores e veículos oficiais. É fundamental que a população permita a entrada dos agentes para a realização de vistorias, realizadas apenas na área externa das residências.

Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre a importância de eliminar objetos que possam acumular água, com intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Além das ações de controle, a Secretaria de Saúde reforça a vacinação como medida importante na prevenção da doença. As faixas etárias elegíveis para receber a primeira e segunda dose são adolescentes de 10 a 15 anos, 11 meses e 29 dias. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde e o agendamento é feito com base no endereço de residência, o que direciona o indivíduo para a Unidade de Saúde de sua referência.
O município recebeu 2.230 doses no último ano para a primeira aplicação do imunizante entre os adolescentes. No entanto, nem 50% dessas doses foram aplicadas até o momento, o que indica uma adesão abaixo do esperado.
A Secretaria de Saúde reforça que ainda há doses disponíveis para aqueles que desejam se vacinar e o método é um dos principais meios de prevenção. Basta agendar via telefone e aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.
Ministério da Saúde orienta
- Manter caixas d’água e outros reservatórios de água bem tampados
- Limpar calhas, lajes, ralos, canaletas e outros escoamentos de água
- Retirar folhas e sujeira que possam acumular água
- Guardar pneus em locais cobertos
- Guardar garrafas com a boca para baixo
- Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha
- Jogar as larvas na terra ou no chão seco
- Evitar o uso de pratos nos vasos de plantas ou lavá-los semanalmente
- Lavar os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque sua água, pelo menos, uma vez por semana
A prevenção começa em casa. Com apenas 10 minutos por semana pode-se eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Fonte:- Secretaria de Comunicação Social/PMC- 06/02/2025
Foto: Dony Machado/PMC