Esta semana tem uma data importantíssima para a conscientização dos brasileiros. No dia 21, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Criada em 2007, a data é uma homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, vítima de intolerância religiosa em 1999, e coincide com o Dia Mundial da Religião. Em 2012, o Repórter Brasil, da TV Brasil, falou sobre a data:
A semana também é repleta de datas de nascimento e aniversário de morte de diversas figuras históricas no Brasil e no mundo. No dia 16, o humorista, ator, diretor, escritor e apresentador de televisão fluminense José Eugênio Soares, o Jô Soares, completaria 85 anos. Morto em 2022, ele teve as participações no cinema relembradas no Repórter DF, da TV Brasil, na época. Confira:
O dia 17 é marcado pelos 50 anos de morte da pintora modernista paulista Tarsila do Amaral. Um dos ícones do movimento, Tarsila (que criou quadros como o Abaporu, A Negra e Operários) teve a trajetória contada no Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, em 2022.
No dia 19, o nascimento da cantora norte-americana Janis Joplin, responsável por clássicos do rock’n roll, completaria 80 anos. A trajetória dela (que faleceu em 1970) foi contada no História Hoje, da Radioagência Nacional, em 2015.
O dia seguinte (20), tem celebrações a três figuras históricas. A morte do ceramista e músico pernambucano Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino (que teve a trajetória contada aqui, aqui e aqui) completa 60 anos, a morte de Audrey Hepburn, belga estrela do cinema, (homenageada no programa Claquete em 2014) completa 30 anos e a morte de Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, completa 40 anos. Ele foi homenageado na série Futebol, o Jogo das Paixões em 2018. Confira:
Por fim, o dia 21 de janeiro é marcado pelos 110 anos de morte do escritor, jornalista e diplomata maranhense Aluísio de Azevedo. Autor de obras como O Cortiço e o Mulato, ele teve a trajetória contada no Momento Literário em 2022 e e pelo Repórter Maranhão em 2017.
Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
15 a 21 de Janeiro de 2023
15
Nascimento do militar, político e geógrafo fluminense João Figueiredo (105 anos) – presidente do Brasil entre 1979 e 1985
Morte do fotógrafo ítalo-brasileiro Vicenzo Pastore (105 anos) – um dos fotógrafos profissionais mais ativos de São Paulo no fim do século XIX e início do século XX
Inauguração do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (80 anos)
16
Nascimento do humorista, ator, diretor, escritor e apresentador de televisão fluminense José Eugênio Soares, o Jô Soares (85 anos)
17
Morte da pintora modernista paulista Tarsila do Amaral (50 anos)
19
Nascimento do poeta português Eugênio de Andrade (100 anos)
Morte do militar, sertanista e geógrafo matogrossense Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (65 anos) – declarado Patrono das Comunicações por seu trabalho na instalação de linhas telegráficas, integrando várias regiões do Brasil; foi também o mais importante registrador de etnias indígenas do país
Nascimento da cantora estadunidense Janis Joplin (80 anos)
20
Morte da atriz belga Audrey Hepburn (30 anos) – ícone do cinema mundial
Morte do jogador de futebol fluminense Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha (40 anos)
Morte do ceramista e músico pernambucano Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino (60 anos)
Lançamento do filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto (70 anos)
Dia Nacional da Parteira Tradicional
Dia do Queijo
21
Morte do escritor, jornalista e diplomata maranhense Aluísio de Azevedo (110 anos)
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Clique aqui e veja o post original.