Na ocasião, foram entregues as obras da calçada, ciclovia, bancos, bem como a urbanização da raiz do molhe do enrocamento do Juqueriquerê com a instalação de guarda-corpo. O espaço também recebeu um monumento em homenagem ao “chatão”, embarcação utilizada no transporte de carga do rio até os Portos de São Sebastião e Santos na metade do século passado, além de um farol de navegação na foz do rio.

Apesar de recém-inaugurada, é possível constatar que a obra entregue no final de 2024 carece de acabamento nos seus 1,5 km de extensão. Em razão dessas irregularidades, a Prefeitura de Caraguatatuba irá notificar a empresa responsável para que providencie os reparos necessários.
O guarda-corpo não está totalmente concluído até a foz do rio, apresenta falhas em alguns pontos de solda, rompimento em alguns trechos e peças incompletas fixadas no concreto. As muretas estão com rachaduras e trincas em algumas partes.
As luminárias não foram instaladas na totalidade do trecho urbanizado e alguns pontos de energia estão com a fiação à mostra, com sinais de tentativa de furto de cabos, e conduítes soltos ou não embutidos na mureta. Ao olhar detalhadamente para estrutura do farol de navegação, é possível notar alguns vergalhões da estrutura expostos.

O trecho que dá acesso à entrada da urbanização do Molhe Norte ainda precisa ser pavimentado e fica enlameado em dias de chuva, dificultando o acesso de pedestres ao local.

O investimento na obra de urbanização do Molhe Norte gira em torno de R$ 7 milhões e desse montante, R$ 6,5 milhões foram obtidos por meio de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O restante da verba é contrapartida do município.
Fonte: Secretaria de Obras Públicas/PMC – 07/01/2025
Texto: Paulo Henrique dos Santos – MTB: 39.213
Fotos: Luís Gava/PMC