A Prefeitura de Caraguatatuba realizou neste fim de semana (4 e 5/1), um mutirão emergencial para regularizar a coleta de lixo em bairros das regiões central e norte do município. A ação mobilizou equipes e veículos adicionais para atender à alta demanda gerada pela temporada de verão e a falta de organização deixada pela gestão anterior.
No sábado (4/1), os trabalhos abrangeram os bairros Tabatinga, Massaguaçu, Recanto do Sol, Cocanha, Mococa, Capricórnio, Morro do Chocolate, Cidade Jardim, Cantagalo, Sumaré, Ipiranga e Centro. Já no domingo (05/01), a coleta foi realizada na Prainha, Martin de Sá, Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e Prainha Palmeiras.
Desde o início do ano, a nova administração tem trabalhado para superar o colapso nos serviços. O prefeito Mateus Silva afirmou:
“Encontramos uma situação crítica na coleta de lixo. Nossa equipe está empenhada em resolver esse problema o mais rápido possível, mesmo diante das limitações estruturais e da falta de planejamento que herdamos.”
A empresa responsável pela coleta, FortNorte, foi notificada pela prefeitura e precisou reforçar a frota de caminhões. Dos 12 veículos necessários, apenas sete estavam em operação no início do ano. Após a intervenção da atual gestão, o número subiu para dez caminhões.
O vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz, reforçou o compromisso da administração:
“Estamos trabalhando 24 horas por dia para minimizar os transtornos à população. Além de reforçar a frota de coleta, intensificamos os serviços de varrição e recolhimento de resíduos com caminhões basculantes. Essa é uma prioridade da gestão.”
Limpeza pós-revéillon e balanço de resíduos
Logo no dia 1º de janeiro, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) iniciaram a limpeza das ruas e praias. Somente na Avenida da Praia, palco das comemorações de Ano Novo, foram recolhidas 100 toneladas de resíduos. Ao todo, 320 toneladas de lixo foram transportadas para o transbordo no Jardim Gaivotas.
Ajuda fundamental
A colaboração dos moradores é essencial. O lixo deve ser colocado nas ruas apenas nos dias e horários corretos para evitar acúmulo. Confira o calendário da coleta em (link).
Esse é um momento de reorganização, mas nosso compromisso é garantir um serviço eficiente e uma cidade limpa. Contamos com a população para superar esse desafio juntos”, conclui o prefeito Mateus Silva.
Nota Oficial – Coleta de Lixo
A Prefeitura de Caraguatatuba está atuando para corrigir a falta de planejamento deixada pela gestão anterior na organização da coleta de lixo durante a alta temporada. Mesmo com a solicitação de 12 caminhões à empresa FortNorte, responsável pelo serviço no município, apenas sete veículos estavam em operação até o dia 1º de janeiro. Somente após o esforço desta gestão, a frota foi ampliada para 10 caminhões, ainda insuficiente para atender à demanda crescente deste período.
Todas as providências cabíveis para reforçar a quantidade de veículos em circulação já foram tomadas. Enquanto isso, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) intensificam o trabalho de varrição e organização do lixo nas ruas, com caminhões basculantes operando 24 horas para minimizar os impactos e atender à população.
A Prefeitura reforça que a coleta segue os dias e horários determinados: na Zona Norte, às terças, quintas e sábados; na Zona Sul, às segundas, quartas e sextas; e no Centro, de segunda a sábado. A colaboração dos moradores e turistas é essencial, evitando deixar lixo fora do horário ou antecipadamente.
Os desafios atuais refletem a negligência da gestão passada em não preparar o município para este período crítico. A administração atual está comprometida em superar as dificuldades e garantir um serviço eficiente e organizado para todos.
Fonte:- Secretaria de Serviços Públicos/PMC
Fotos: Doni Machado/SESEP-PMC
Texto: Leninha Viana – MTB 43.079/SP