PT INTENSIFICA A CAMPANHA NO INTERIOR E LITORAL E LU ALCKMIN VISITA CARAGUATATUBA PARA PEDIR VOTOS A LULA & ALCKMIN PARA PRESIDENTE E HADDAD & LUCIA FRANÇA PARA O GOVERNO DO ESTADO.

Nesta quinta-feira (20/10), Caraguatatuba recebeu a visita da ex-primeira dama do estado, Lu Alckmin.

Lu nasceu em São Paulo. Aos quatro anos, mudou-se com a família para Pindamonhangaba, interior do estado. Lá, conheceu Geraldo Alckmin, casou e teve três filhos. Companheira de Geraldo na vida pública e com presença constante, sua determinação sempre fez a diferença.

A vocação para o trabalho social apareceu na década de 70, quando foi primeira-dama de Pindamonhangaba. Com Geraldo prefeito da cidade, Lu Alckmin participava ativamente das campanhas de arrecadação de fundos e era incansável no acompanhamento e ações das comunidades mais carentes. Era ela quem levava as informações sobre as principais necessidades da área social ao gabinete do prefeito.

Quando Geraldo se tornou deputado, Lu Alckmin continuou seu trabalho de assistência às pessoas com deficiência de baixa renda, moradoras de Pindamonhangaba e região.

Em 1994, Geraldo Alckmin foi eleito vice-governador de São Paulo, ao lado de Mario Covas. Dona Lu, ao lado de Dona Lila Covas, atuou como voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, ajudando nos importantes projetos como as Casas da Solidariedade e o JORI – Jogos Regionais do Idoso. Após o falecimento de Mario Covas, Dona Lu assumiu a Presidência do Fundo Social e deu continuidade aos projetos de Dona Lila, a quem carinhosamente chama de “minha professora”.

Nos primeiros cinco anos (2001 a 2006) em que esteve à frente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, sempre como voluntária, Lu Alckmin priorizou projetos de qualificação profissional e geração de renda. Um dos mais importantes foi a “Padaria Artesanal”. Mais de nove mil unidades foram implantadas no Estado e 20 mil multiplicadores capacitados.

Em 2011, ao reassumir a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a Qualificação Profissional da população de baixa renda continuou a ser o seu foco de trabalho. Criou a Escola de Qualificação Profissional, com as Escolas de Moda, Beleza e Construção Civil, além de retomar o projeto da Padaria Artesanal. De 2012 a 2014, inaugurou 56 Polos Regionais da Escola de Moda, 56 Polos Regionais da Escola de Beleza e 56 Polos Regionais da Escola de Construção Civil, na capital, em entidades sociais; e no interior, em parceria com os Fundos Municipais. De 2011a 2018, os cursos do Fundo Social capacitaram mais de 180 mil pessoas.

FOTO: Daniel Ianae

Fale conosco!